Valve deve Produzir Console Próprio

14/09/2012


A Valve, empresa por trás do serviço Steam e jogos como Half-Life, Left 4 Dead e Portal, confirmou interesse em desenvolver hardware. O anúncio de vaga para engenheiro de hardware deixou isso claro - e é possível que um dos produtos seja um console.

A descrição da vaga no site da empresa afirma que a "Valve é tradicionalmente uma companhia de software e plataformas abertas como PC e Mac", mas há uma "frustração pela falta de criatividade" nesse setor e chegou a hora da empresa entrar no ramo.

A Valve diz ter interesse em criar "novas experiências para o usuário", melhorando periféricos que permaneceram estagnados nos últimos anos, como o mouse e o teclado. "Há uma lacuna no mercado e oportunidades para criar novas experiências estão sendo subestimadas", afirma o texto.

Rumores sobre a produção de hardware pela Valve já tinham circulado em março, mas todos eles foram negados na época. Ainda não existe confirmação sobre os produtos de hardware que serão lançados pela Valve.
Vide info.abril.com.br

Bom, ontem eu estava discutindo exatamente sobre isso com um amigo meu. E por isso tô me sentindo um idiota UHASUHASUHASUHASUHSA. Porque a minha opinião foi a seguinte:

"A Valve é uma empresa que tem o monopólio da venda de jogos através da internet e esse serviço, chamado "Steam", inclui além da simples venda, uma interface social e a possibilidade de jogar os games comprados, com seus amigos, através do programa. Fora isso, a Valve é considerada uma grande desenvolvedora de games pra diversas plataformas.

Juntando isso tudo, eu achei realmente que se caso a criação do console da Valve fosse acontecer, seria por puro capricho da empresa. Porque o ramo de consoles tem concorrentes gigantes como a Microsoft, a Sony e a Nintendo. E pra TENTAR fazer concorrência nesse mercado, a Valve teria que investir MUITO dinheiro nesse projeto. Fora ter que lidar com a chance do hardware não fazer sucesso.

Então eu achei que apesar de bom, isso não aconteceria, seria de um risco consideravelmente grande pra empresa em questão de dinheiro."

Mas como existe a possibilidade do console ser criado também existe a possibilidade de eu estar errado. Até porque, quem sou eu pra saber tanto sobre a indústria de softwares e hardwares, né? O jeito é esperar pra ver no que isso vai dar.

Caso aconteça, será mais uma empresa no ramo dos consoles e como a concorrência vai aumentar, essas empresas vão sempre buscar menores preços e ter um controle de qualidade maior, fora que sempre estarão em busca de novidades pros usuários. Então quem vai sair ganhando é a gente!

 
Miojo, Barba e RPG © 2012